sábado, 7 de abril de 2007

O COMITÊ PRÓ-HAITI TEM UM PROJETO PARA O NORTE DO HAITI, REGIÃO MAIS AFETADA POR MUDANÇAS CLIMÁTICAS E PELA FOME


Proyecto de la Leche para Haití
Comunidad Pilate : Artesanía y cuadros a la venta

Projet du Lait pour Haití
Comunnauté de Pilate: avec artisant et tableaux à vendre

PROJETO DE LEITE PARA O HAITI
ARTESANATOS E QUADROS À VENDA


O leite em qualquer comunidade pobre do mundo é alimento raro, no Haiti a humilhação é dupla, pois o país importada dos EUA, e, é claro, que uma minoria pode pagar por ele, dessa maneira, cerca de 80% dos haitianos (segundo dados da Congregação Santa Cruz que tem contatos com o povo nas cidades e no interior) não podem consumir leite de vaca e são poucos também os que consomem o leite de cabra também.

OO Comitê Pró-Haiti teve uma idéia que virou 'PROJETO DE LEITE", um programa-piloto em Pilate, uma cidadezinha do norte do país, cuja população beira os 800.000 habitantes, e em parceria com a Paróquia da Congregação Santa Cruz em Pilate, a organização camponesa Tèt Kole e o Papda – Plataforma Haitiana para um Desenvolvimento Alternativo, através da venda de arte e artesanatos no Brasil, Europa e outros países onde existam coletivos de apoio ao povo haitiano visando a compra de animais para garantir leite a crianças em sua primeira etapa, sem auferir lucros.

Como funcionará o projeto:

· Cabe ao Comitê promover a divulgação do projeto e fazer fundos para a compra de sete vacas leiteiras
· Cabe à paróquia de Pilate ceder o local onde as vacas serão colocadas, cuidadas e vacinadas pela equipe do padre à cabeça da congregação nessa cidade
· Cabe a organização camponesa supervisionar e orientar, baseada em sua experiência, o tratamento dado às vacas para que possam produzir leite de acordo com sua potencialidade
· Cabe à Plataforma divulgar o projeto tanto interna quanto externamente, visando apoio rumo ao sucesso dessa empreitada e para que possa ser multiplicado no país
As vacas serão propriedades da comunidade de Pilate e todas as entidades e organizações implicadas farão um trabalho solidário, sem auferir lucros.
Como continuidade, o Comitê estará trabalhando para conseguir a doação de um touro reprodutor, que cruzará com as vacas deste projeto, para dar início a uma cooperativa camponesa de gado, sob o controle da organização Tèt Kole na região norte do país.
Assim explicitado, avisamos a todos que os produtos artesanais e de arte estão à venda, pois o dinheiro será transformado em vacas de leite, e pedimos sua colaboração.
COMITÊ PRO-HAITI


Esperamos por vocês. Contribua também... compre artesanatos, divulgue e compareça à Exposição de Arte Cotidiano do Haiti na Biblioteca da PUC-SP nesta segunda, dia 09 de abril.

até lá!

Um comentário:

Ambigramas Alberto Portacio disse...

Hola

Quiero invitarte a conocer mi blog: http://www.ambigramania.blogspot.com/
Trata de un tipo de arte poco común. Espero te agrade.

Cordialmente,

Alberto Portacio Apicella
Barranquilla.
Colombia