sexta-feira, 8 de junho de 2007

Danny Glover produz filme épico sobre o líder haitiano Toussaint Louverture




As telas do cinema mundial preparam-se para assistir a um épico sobre a história haitiana realizado pelo ator americano Danny Glover (astro da saga Máquina Mortífera). Simpatizante do governo chavista desde 1999, Glover terá o apoio da Villa del Cine, estúdio estatal venezuelano criado em 2006, segundo palavras de Chávez, “para combater a ditadura de Hollywood e difundir a história da América Latina”.

A expectativa é de que o longa, graças à verba de que dispõe, circule por vários mercados cinematográficos. Com o apoio de co-produtores, a produção terá um budget de 30 milhões de dólares e irá contar a história de François Dominique Toussaint-Louverture (1743-1803), um dos maiores revolucionários do Haiti.

Há quem não concorde totalmente com o projeto: “Rodando na Venezuela, o filme custaria um terço do que custará em Hollywood”, afirmou à Variety Lorena Almarza, diretora da Villa del Cine, que atualmente está produzindo Miranda regresa, uma biografia sobre o revolucionário venezuelano Francisco de Miranda, e uma série sobre Ezequiel Zamora. O estúdio também já anunciou a encenação de mais um livro de Gabriel García Márquez, El general en su laberinto.

Nenhum comentário: