quarta-feira, 13 de junho de 2007

Comunicado à imprensa do Grupo de apoio ao Haiti –



Boas notícias! Como resultado das ações legais de uma firma de advogados de Miami, e de uma forte campanha de ONGs do Haiti, América Latina e Caribe, e da Europa, levada a cabo na semana passada, o governo da Suiça anunciou na sexta-feira que estendeu o prazo de congelamento da conta de Jean-Claude Duvalier no banco Suiçoo por mais três meses.

O dinheiro, 7.6 milhões de francos suiços (3.1 m.Libras/6.2 m. dólares dos EUA), Estiveram congelados durante os últimos 5 anos, enquanto o governo do Haiti solicitava a sua liberação, mas ia se entregue a Duvalier no dia 3 de junho.


Agora as contas permanecerão bloqueadas por mais três meses a partir de 3 de junho, de acordo com o port-voz do governo suiço, Oswald Sigg. Disse ele que agora o governo suiço tentará arrumar a situação com a família Duvalier e representantes do governo do Haiti.O porta-voz acrescentou que a intenção do governo suiço é a de ainda encontrar uma solução favorável para o governo do Haiti.

Parabenizamos a Marc Henzelin, o advogado dos haitianos, Etzer LaLanne e ao Padre Gerard Jean Juste, que obtiveram a ordem da Corte estatal de Genebra para bloquear uma das contas de Duvalier na Suiça em relação a uma audiência apresentada na Corte de Miami, EUA em 1988.

Também parabenizamos à Plataforma Haitiana de Apoio ao Desenvolvimento Alternativo (PAPDA), à Rede Européia da Dívida (Eurodad), à Plataforma suiço-haitiana, Jubileo Sur Américas, à Plataforma de apoio ao Haiti de GB-Irlanda,
e à Coordenação Europa-Haití por solicitar às autoridades Suiças para deter a liberação das contas de Duvalier.



O Grupo de Apoio ao Haiti escreveu hoje ao Ministro das Relações Exteriores do Haiti instand- a aproveitar a oportunidade prevista para a extensão do congelamento e apresssar-se a apresentar a documentação que prova que o dinheiro de Duvalier foi acumulado como resultado de ações criminais e corruptas durante a ditadura. Contra a apresentação destas provas o governo suiço se verá obrigado a devolver alguma coisa, ou talvez todo, o dinero às autoridades haitianas. O dinheiro então poderá ser utilizado para programas sócio-econômicos para ajudar a cobater a pobreza e estimular o desenvolvimento econômico do Haiti.

Enviado como serviço ao Grupo de apoio ao Haiti –solidariedade com a luta do povo haitiano pelos direitos humanos, a democracia participativa e odesenvolvimento eqüitativo- a partir de 1992.

Website: www.haitisupport. gn.apc.org

Nenhum comentário: